top of page

Unidade de Referência em Agroecologia

Pesquisa e avaliação dos impactos socioeconômicos, ambientais e produtivos das tecnologias geradas nos seus 30 anos de existência

Projeto Concluído

O modelo convencional de produção de alimentos atualmente utilizado mundo tem provocado diversos impactos negativos em todos os ecossistemas. Tornando necessário a incorporação de uma visão ambiental nos projetos agrícolas, garantindo que a produção agrícola seja eficiente e não comprometa a sustentabilidade dos recursos naturais nem a qualidade de vida da população.


O projeto teve como objetivo atender à demanda dos agricultores quanto a tecnologias adaptadas para a produção orgânica e agroecológica, além de avaliar os impactos socioeconômicos, ambientais e produtivos das tecnologias e indicadores gerados para sistemas orgânicos e agroecológicos de produção implementados pela Unidade Referência em Agroecologia do Incaper no Espírito Santo há 30 anos.


Com atuação em todo estado, o projeto contemplou o atendimento de 8 metas, distribuídas em 8 subprojetos em diversas áreas de conhecimento, incluindo a preservação de sementes orgânicas, reciclagem e adubação fertilidade de solos, desempenho produtivo de culturas, plantio direto na palha, adubação verde, cultivo em alamedas, capacitação de técnicos e agricultores, complementação educacional para escolas de nível médio e superior, publicações técnico-científicas, entre outras.


Estas tecnologias foram disponibilizadas aos agricultores por meio de diferentes canais de comunicação, como publicações técnicas, vídeos, encontros, dias de campos, visitas técnicas e cursos. Assim, o projeto tem possibilitado a continuidade nestas ações, promovendo novas pesquisas e métodos para a sociedade. Além disso, busca verificar a adoção dessas tecnologias e seu impacto na agricultura capixaba. Os resultados indicam que a unidade de referência agroecológica tem contribuído para a produção sustentável, principalmente aos agricultores familiares, demonstrando que a produção de alimentos orgânicos é viável do ponto de vista técnico, ambiental e econômico, gerando impactos sociais relevantes para a sociedade capixaba.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
José Salazar Zanuncio Junior
Incaper
bottom of page