Terroir do Café Capixaba
Caracterização do terroir dos cafés do Espírito Santo
Projeto em Andamento
O termo terroir, amplamente utilizado na vinicultura, refere-se ao conjunto de características territoriais que influenciam a qualidade do produto e o tornam único, incluindo condições edafoclimáticas, práticas de cultivo, métodos de produção e processamento únicos da região.
O Espírito Santo se destaca na cafeicultura por apresentar a maior diversidade de perfis sensoriais da região Sudeste do Brasil. Sua topografia variada, clima diversificado e rica cultura, confere uma identidade única aos seus cafés especiais em termos de qualidade e produção.
No estado são produzidos cafés especiais das variedades Coffea arabica L. e Coffea canephora. As áreas de produção variam desde o nível do mar até os entornos da serra do Caparaó. Entretanto, a produção de cafés especiais nem sempre é uma tarefa fácil, sendo em muitos casos, restritas a algumas comunidades ou produtores especializados.
O projeto propõe coletar amostras de café de todos os municípios produtores de café do Espírito Santo, realizar levantamento socioeconômico dos produtores e caracterização da singularidade dos cafés produzidos em diferentes microrregiões por meio das análises sensoriais e químicas. Com base em aspectos edafoclimáticos objetiva-se, compreender quais os reais contornos do terroirdo café no estado.
Após a obtenção do diagnóstico serão propostas soluções para mitigar eventuais problemas, visando também elevar o reconhecimento dessas regiões no mercado nacional e internacional, fortalecendo sua identidade.