Queijos do Espírito Santo
Avaliação dos impactos socioeconômicos, tecnológicos e ambientais associados à promoção de produtos tradicionais com qualidade vinculada à origem no Espírito Santo.
Projeto Concluído
O projeto "Queijos do Espírito Santo" é uma iniciativa inédita que buscou identificar e caracterizar alguns dos queijos artesanais produzidos no estado. A pesquisa contou com a participação cerca de 70 produtores de queijo que trabalham principalmente com o Queijo Minas, a Puína e o Queijo Kasëschimier. A investigação demostrou estreita relação dos queijos artesanais capixabas com a colonização italiana e alemã.
Com a caracterização espera-se que a produção artesanal de queijos no Espírito Santo receba legislação própria que permita proteger a cultura e o saber fazer associada a segurança sanitária dos queijos ofertados.
O projeto ainda capacitou 150 produtores rurais e prestou assistência técnica a 30 queijarias do estado, proporcionando melhoria de seus processos, realização de análises laboratoriais dos produtos e apoio na regularização junto aos órgãos sanitários.