top of page

Novas cultivares de café arábica para o ES

Avaliação agronômica e impacto socioeconômico-ambiental

Projeto Concluído

A cafeicultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Espírito Santo, sendo desenvolvida principalmente pela agricultura familiar. Esse setor desempenha um papel crucial no desenvolvimento rural e na distribuição de renda ao longo da cadeia produtiva. No estado, as principais cultivares de café arábica são seleções do grupo “Catuaí’s”, porém são altamente susceptíveis a doenças foliares.


A partir da necessidade de recomendação de café arábica que fossem adaptadas às condições de cultivo do Espírito Santo, novos materiais genéticos para cultivo foram introduzidos em três regiões distintas: as regiões com indicações geográficas Montanha e Caparaó e a região noroeste do estado.


A seleção do material genético vem sendo realizada por 6 a 7 ciclos de seleção há 25 anos, e, alguns materiais desses cafés têm ganhado concurso qualidade de cafés tardios no Espírito Santo. Atualmente, existem 14 unidades ativas de produção distribuídas de norte a sul no estado, no sistema de cultivo orgânico e de boas práticas agrícolas com altitude de 600 a 1200 metros de altitude.


Esse projeto foi escolhido para compor a carteira de projetos estratégicos do Governo do Estado visando contribuir com a produtividade e qualidade do café arábica do Espírito Santo com cultivares adaptadas para cada região, com produtividade elevada e qualidade superior, permitindo a produção em diferentes épocas do ano dentro de uma mesma propriedade. Isso possibilita um período de colheita prolongado e otimiza a estrutura, mão de obra e produção de um volume maior de cafés especiais na propriedade.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
Maurício Fornazier
Incaper
bottom of page