top of page

Monitoramento e fiscalização de áreas de colheita de florestas plantadas por imagens de satélite

Projeto Concluído

No Espírito Santo, a silvicultura desempenha um papel estratégico no desenvolvimento do agronegócio local. A gestão eficiente das áreas com cobertura florestal no estado depende diretamente da capacidade de monitoramento e fiscalização dos órgãos ambientais. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização das atividades florestais no estado, incluindo a exploração de florestas plantadas. Contudo, o estado carece de ferramentas para um monitoramento sistemático da colheita das florestas, dependendo exclusivamente de informações declaradas por produtores e empresas do setor.


O projeto objetivou desenvolver uma metodologia para monitoramento e quantificação do volume de madeira explorado em plantios florestais no estado, por meio de dados gratuitos coletados por satélites. Foram explorados dados de perfilamento a laser (LiDAR) do GEDI da NASA e imagens multiespectrais dos satélites convencionais Sentinel-2 e Landsat 8. Técnicas avançadas de sensoriamento remoto foram empregadas.


Essas técnicas, já amplamente adotadas por grandes empresas florestais no Brasil, possibilitam a obtenção sistemática, precisa e atualizada de informações sobre a distribuição espacial, produção e consumo de florestas plantadas em grandes extensões territoriais. Dessa forma, foram disponibilizadas ao Idaf ferramentas de baixo custo operacional, possibilitando não apenas a detecção automática de atividades de colheita florestal, mas também a estimativa do volume de madeira explorado.


Os resultados do projeto proporcionaram uma visão abrangente das áreas de florestas plantadas no estado, fundamental para a elaboração de políticas públicas eficazes. Além disso, consolidaram o Idaf e o Espírito Santo como líderes na aplicação de tecnologias inovadoras na gestão florestal.

Assista ao vídeo do projeto!

Galeria de Fotos

Municípios Abrangidos
Coordenador do Projeto
Jeangelis Silva Santos
IDAF
bottom of page