Cafés Especiais do Sul e Caparaó Capixaba
Investimentos na produção de café especial: uma nova perspectiva para a Região Sul e Caparaó Capixaba
Projeto Concluído
O Espírito Santo é um dos maiores produtores de café do Brasil. O cultivo do café arábica é a principal fonte de renda de 80% de pequenas propriedades localizadas na região sul e Caparaó capixaba. Essas regiões possuem condições ideais para a produção de cafés especiais, reconhecidos por sua superioridade, vantagem econômica para os produtores. Além disso, há uma crescente demanda global por cafés especiais entre os consumidores.
O projeto acompanhou o início da produção de cafés especiais em 30 propriedades de 6 municípios do sul e Caparaó capixaba, aumentando a produtividade, renda e qualidade de vida para o produtor. Para o cultivo dos cafés especiais, foi realizado o acompanhamento da nutrição da lavoura, com análises periódicas do solo e disponibilização de adubo, calcário e macro e micronutrientes necessários. Em cada propriedade acompanhada foram construídos terreiros suspensos, e distribuídos medidores de umidade e despolpadores.
Além disso, foi instalado um laboratório de análise sensorial no Incaper do município de São José do Calçado que atende todos os produtores da região, não apenas os que participaram do projeto. A partir das avaliações sensoriais dos cafés, foi possível indicar os pontos nos quais os produtores deveriam melhorar a produção. Ao final do projeto, 28 propriedades começaram a produzir cafés especiais, agregando valor pela melhoria da qualidade.